A dica de hoje é sobre Cabelo ressecado: saiba identificar e cuidar.

Condicionador e máscara são seus aliados para combater o problema, mas não esqueça de beber água e se alimentar direito

Está com o cabelo ressecado? Para driblar o problema, o primeiro passo é entender que ele tem causas externas – como procedimentos químicos e excesso de sol – e orgânicas, como beber pouca água. “O ressecamento é um processo, e prevenir é o melhor remédio”, afirma o médico e tricologista Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia.

Na sua parte externa, o fio de cabelo é revestido por cutículas – como se fossem escamas de peixe. Agressões constantes fazem com que elas se abram, sofrendo lesões. Essa dinâmica é que faz com que o cabelo fique ressecado, perca o brilho e tenhas pontas duplas.

Alimentação equilibrada e muita água

Para revertê-lo, é preciso ter uma alimentação equilibrada e beber muita água, além de se proteger da exposição solar e de outros agentes como fumaça de cigarro. Outro cuidado é com relação aos procedimentos químicos.

O aconselhável é dar um intervalo de 30 dias entre uma coloração e outra. Já entre um alisamento e outro, no mínimo, quatro meses”, explica Barsanti.

Segundo o especialista, químicas com formulações incompatíveis, como coloração e alisamento, não devem ser realizadas ao mesmo tempo. “É preciso um intervalo mínimo de três a quatro semanas entre um e outro”, diz o médico e tricologista.

Proteção térmica antes do secador

Secadores e chapinhas são outros causadores do cabelo ressecado.

É possível minimizar os efeitos do secador, aplicando um produto de proteção térmica nos fios e mantendo o aparelho a 30 centímetros da cabeça e na temperatura média”, afirma o especialista.

Depois de tomar todos os cuidados citados, é hora de tratar os fios. Barsanti recomenda o uso do condicionador em todas as lavagens. “O produto fecha as cutículas”, afirma o médico e tricologista. Ele sugere condicionadores que tenham pH ácido, entre 5,5 e 6, e ativos hidratantes vegetais, como manteiga de karité e murumuru. Ao aplicar, concentre-se no comprimento dos fios, evitando o couro cabeludo, e deixe agir por dois a três minutos. “Enxágue com água na temperatura mais fria possível”, fala ele.

As máscaras hidratantes também são importantes no combate ao ressecamento. Donas de cabelo crespo, cacheado e ondulado devem utilizar o produto uma vez por semana. Já que tem os fios lisos, uma vez a cada 15 dias. “A máscara tem ativos mais potentes do que os condicionadores”, explica Barsanti. O cabeleireiro Marcos Padilha completa: “Escolha produtos específicos para seu tipo de cabelo”.

Sugestões de produtos

Se seu cabelo está ressecado e você está à procura de produtos para resolver o problema, fique de olhos nas nossas sugestões abaixo.

1. EKOS MURUMURU

A linha tem produtos à base de manteiga de murumuru, ativo vegetal capaz de preencher as camadas mais profundas dos fios desde a primeira aplicação. O Shampoo e o Condicionador limpam e hidratam ao mesmo tempo. Já a Máscara de Reconstrução trata profundamente os danos e forma um escudo protetor dos fios.

2. NATURA LUMINA CABELOS SECOS

Com Biotecnologia Pró-Teia, os produtos desse sistema de tratamento promovem reparação profunda e são indicados para fios com dano moderado. O Shampoo Nutritivo promove duas vezes mais maciez e hidratação. O Condicionador Polinutrição faz uma reparação intensa com três vezes mais resistência. A Máscara Reparadora é um tratamento imediato e progressivo, de dentro para fora dos fios, resultando em duas vezes menos pontas duplas.

3. NATURA LUMINA CABELOS CACHEADOS

Esse sistema de tratamento tem o Shampoo Hidratante, que faz uma limpeza suave e tem efeito antinó. Já o Condicionador Modelador traz definição instantânea com hidratação. A Máscara Nutritiva promove nutrição de dentro para fora com reposição capilar e quatro vezes mais hidratação.

*Os especialistas consultados nesta matéria foram ouvidos como fontes jornalísticas, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.

Os produtos acima estão disponíveis no meu Espaço Digital da Natura, http://bit.ly/td_online confira!


Um comentário sobre “A dica de hoje é sobre Cabelo ressecado: saiba identificar e cuidar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.