Legal:Como diminuir o impacto ambiental usando refis de cosméticos


Além de ter menos material em sua composição, a produção desse tipo de embalagem gera menos gases de efeito estufa
Embalagem bonita é aquela que une estética, funcionalidade e baixo impacto ambiental. É por isso que, em 1983, decidimos lançar nossos primeiros refis, tornando-nos a primeira empresa brasileira de cosméticos a ter esse tipo de embalagem.
No início da década de 1983, quando tomamos essa decisão de negócio, o impacto do plástico no meio ambiente e os problemas ambientais do lixo estavam longe de ter os contornos dramáticos da atualidade. Todos os anos são produzidos no mundo 1,3 bilhão de toneladas de resíduos, 78 milhões de toneladas só no Brasil. Até 2050, a previsão é que haja mais plástico nos oceanos do que peixe, de acordo com dado divulgado no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Noventa por cento das aves marinhas já comeram, pelo menos uma vez, esse material.
Diante dessas informações pouco animadoras, como o uso de refil pode diminuir o impacto ambiental das embalagens de cosméticos? Vem ver o que a gente explica, abaixo.
Menos uso de material
Para fazer o refil de um cosmético gasta-se menos material do que para a confecção de sua embalagem regular. Por exemplo, os refis dos Cremes Desodorantes Nutritivos para o Corpo de Tododia levam 85% menos plástico do que a versão regular. Como temos 300 opções de refis no Brasil (e 200 nos países da América Latina em que atuamos), ao optar por eles, você evita o descarte de 2,4 mil toneladas de resíduos, o equivalente ao lixo gerado por 4,4 milhões de pessoas diariamente.
Menos poluentes
Por levarem menos material na sua constituição, os refis são mais facilmente produzidos e transportados, o que gera menos poluentes na atmosfera. Nossas embalagens desse tipo evitam a emissão de 5,2 mil toneladas de gases de efeito estufa, o que equivale a geração de carbono de 903 viagens em volta da Terra.
Nova forma de consumir
Introduzimos refis em categorias sem tradição nesse formato, dando ao consumidor alternativas para um consumo mais consciente. Com Ekos Frescor, fomos pioneiros em refis na categoria de fragrâncias. Com frascos feitos 100% de vidro reciclado, reduzimos em 73% a emissão de gases de efeito estufa. Chronos é a única marca de antissinais com refil no Brasil.
Materiais renováveis
Se não bastasse a dinâmica da reutilização que o refil propõe, buscamos maneiras de fazer com que ele cause menos impacto ambiental ainda. Por isso, em 2010, começamos a substituir o plástico convencional pelo plástico verde – de origem renovável e que pode ser reciclado – nos refis de Ekos, Tododia, Plant e Mamãe e Bebê, evitando 5 mil toneladas de carbono por ano.
Atualmente, 50% das nossas marcas oferecem opção de refil para seus produtos. Que tal você incorporar um – ou mais deles – no seu dia a dia? Se existe um novo jeito de produzir, também há um de consumir.
No site Natura você encontra refis dos seus produtos Natura favoritos.