ESFOLIANTE PARA O CORPO: ENTENDA OS BENEFÍCIOS O CUIDADO ELIMINA CÉLULAS MORTAS E FAZ COM QUE A PELE RECEBA MELHOR A HIDRATAÇÃO


O esfoliante para o corpo é o produto que pode ajudar você a ter uma pele mais lisinha e macia. Sabe por quê? O cosmético elimina células mortas que ficam acumuladas na superfície cutânea.
“A esfoliação corporal é o preparo para a hidratação. Ao retirar as células mortas, a pele recebe com mais avidez o ato de hidratar realizado logo em seguida”, afirma o médico dermatologista Werick França, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica.
Benefícios da esfoliação
Além de deixar a pele mais lisa e macia, a esfoliação corporal ainda uniformiza sua tonalidade, estimula a circulação sanguínea – o que melhora a celulite – e auxilia na eliminação de toxinas e impurezas.
Em geral, a aplicação de um esfoliante para o corpo deve ser semanal, mas alguns cuidados precisam ser observados. No verão, após a exposição solar prolongada, o intervalo entre um procedimento e outro tem de ser maior. A recomendação é a cada 15 dias.
Cuidados e contraindicações
Segundo França, a esfoliação corporal – e também a facial – é contraindicada quando a pessoa tem lesões na pele e doenças que podem ser agravadas ou dificultar a cicatrização do local. Se você tiver se depilado, seja com lâmina, cera ou cremes depilatórios, não esfolie. A pele estará sensível devido ao procedimento e a esfoliação poderá machucá-la.
O excesso de esfoliação, seja pelo uso de um produto muito agressivo ou de exagero na frequência, pode até alterar o pH da pele, provocando dor e sensibilidade. Lembre-se: a pele é o maior órgão do corpo e sua função é protegê-lo contra agentes agressores como sol e poluição.
Um bom esfoliante para o corpo precisa ter ativos naturais em partículas e grânulos maiores do que para o rosto, pois assim pode promover a renovação do epitélio (camada externa da pele). Outra diferença é que os cosméticos para o corpo tendem a ser mais fáceis de serem espalhados, pois são utilizados em áreas muito maiores.
Como esfoliar o corpo
O momento do banho é o melhor para a aplicação o esfoliante corporal. Com o corpo limpo e úmido, aplique o produto, começando pelos pés até chegar nos braços e no tronco.
Na aplicação, faça movimentos circulares, com uma leve pressão. Deixe o cosmético agir por alguns minutos e depois enxágue com água morna. Feito isso, seu corpo está pronto para ser hidratado.
Sugestões de produtos
Entendeu a importância de esfoliar o corpo? Então vem que temos produtos para você incorporar esse cuidado na sua rotina de cuidados.
Polpa Esfoliante Hidratação e Renovação Castanha Ekos Castanha: esse produto tem óleo de castanha, rico em ômega-6 e ômega-9, o que nutre a pele estimulando a produção de proteínas estruturantes até as camadas mais profundas.
Sabonete Líquido Esfoliante Corporal Ekos Maracujá: com sementes moídas, o cosmético esfolia suavemente.
Sabonete Líquido Esfoliante Corporal Ekos Açaí: outra opção de esfoliação suave para o corpo. O cosmético é feito de óleo de açaí. A matéria-prima é rica em fitoesteróis e compostos energéticos, que revitalizam a pele, deixando-a com aspecto mais saudável.
Sabonete Vegetal Esfoliante Ekos: a caixa tem quatro unidades, de 100 g cada, um de açaí, um de andiroba, um de maracujá e um de pitanga.
Sabonete Líquido Esfoliante Frutas Vermelhas Tododia: tem sementes de damasco que limpam e esfoliam, dando sensação de refrescância para o corpo todo.
Sabonete em Barra Puro Vegetal Ucuuba Ekos Esfoliante Intenso (100 g): o produto perfuma, esfolia suavemente a pele e promove gostosa sensação de bem-estar.
Esfoliante Corporal Ameixa e Flor de Cerejeira Tododia: com textura em óleo, remove profundamente as impurezas. O cosmético tem partículas esfoliantes de açúcar dourado, remove profundamente as impurezas.
*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Os produtos acima estão disponíveis no site Natura.