NATURA É UMA DAS EMPRESAS MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO PELO 11º ANO CONSECUTIVO ENTRAMOS NO RANKING GLOBAL 100, DA CORPORATE KNIGHTS.

Fomos reconhecidos como uma das empresas mais sustentáveis do mundo e a primeira do setor de cosméticos pelo ranking Global 100, elaborado pela companhia canadense de mídia e pesquisa Corporate Knights. O anúncio foi feito no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em 21 de janeiro. Essa é a 11ª vez consecutiva que figuramos no levantamento.

Foram analisadas 7.300 companhias em 21 países de diferentes setores da indústria. Em 2020, uma das principais medidas consideradas na elaboração do ranking foi o volume da emissão de CO2 por parte das empresas analisadas. A avaliação também incluiu indicadores relacionados à energia, consumo de água, resíduos sólidos, capacidade de inovação, salários, segurança do trabalho, percentual de mulheres na gestão, entre outros.

O que uma marca de beleza pode fazer pelo mundo?

Desde 2007, somos uma empresa 100% carbono neutro. Isso significa que contabilizamos o carbono de tudo o que fazemos, direta e indiretamente, em toda a nossa cadeia. Consideramos desde o impacto da extração de matéria-prima, até o descarte de produtos, passando por transporte e atividades das fábricas.

Já as emissões que não podem ser evitadas compensamos com a compra de créditos de carbono de projetos que geram benefícios sociais e ambientais. Com todas essas iniciativas, já reduzimos 908 toneladas de CO2, o equivalente à poluição gerada por 156 mil voltas de carro ao redor da Terra.

Mas nossas ações sustentáveis não param por aí. Em 2018, nos tornamos a primeira companhia brasileira a conquistar o selo The Leaping Bunny, da Cruelty Free International, que atesta nosso compromisso com a não realização de testes de nossos produtos e ingredientes em animais. Fomos também a primeira empresa de capital aberto a obter o selo B Corp, que reconhece companhias comprometidas em integrar resultado financeiro à geração de resultado socioambiental.

Além disso, desde 2000, nos comprometemos a desenvolver alternativas sustentáveis e inclusivas na Amazônia. Em 2011, todas as nossas iniciativas para transformar desafios socioambientais em oportunidades de negócio foram reunidas no Programa Amazônia. Entre 2012 e 2020, geramos na região R$ 1,5 bilhão em volume de negócios, fortalecendo ainda mais nossas parcerias de conservação do meio ambiente e das cadeias de biodiversidade. Afinal, a floresta em pé vale muito mais do que deitada.

A imagem pode conter: árvore, planta e atividades ao ar livre