CÍLIOS: SAIBA COMO CUIDAR DA SAÚDE E DA APARÊNCIA DOS SEUS.


CÍLIOS PODEM CAIR, E A FALTA DE CUIDADOS COM ELES PODE PROVOCAR PROBLEMAS COMO CASPA; SAIBA QUE CUIDADOS TOMAR.

Qual a função dos cílios? A mais básica é proteger os olhos contra a poeira e outras pequenas partículas que ficam dispersas no ar. Os cílios são pelos que também fazem parte do nosso ritual de beleza e de higiene diário. Por isso, cuidar deles deve estar entre as etapas da nossa rotina.Abdicar da limpeza correta da região pode levar a problemas como o eczema seborreico, a famosa caspa. Sim! Ela pode acontecer nos cílios. Assim como cada pelo e cabelo do corpo, cada uma dessas essas estruturas possui uma glândula sebácea, que é responsável pela excreção de oleosidade e, consequentemente, da hidratação da área.

Cuidados com os cílios

Existem outras causas para a manifestação da caspa nos cílios, como explica a médica Valéria Cristiane Fusari, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD).

Algumas pessoas têm predisposição genética, mas algum facilitador externo, como frio, poluição e clima seco, ou interno, como estresse, excesso de cafeína e/ou determinados alimentos, podem estimular as glândulas sebáceas e favorecer o aparecimento do eczema”, fala.

O problema pode acontecer eventualmente ou sempre. A solução é procurar um médico, dermatologista ou oftalmologista, para seguir o tratamento adequado. Cristiane alerta ainda que a caspa nos cílios não está diretamente ligada à manifestação no couro cabeludo. Ela pode acontecer de maneira isolada.

Cílios podem cair?

A resposta é sim. Naturalmente, assim como outros pelos do corpo, eles caem, pois passam pela fase anágena, do crescimento, telógena, de estabilidade, e catágena, que é a queda. O processo acontece em um período de cerca de cem dias. Entretanto, alguns fatores podem aumentar a queda de maneira leve, intensa ou até total.De acordo com Valéria, doenças que podem intensificar a queda estão relacionadas a alterações locais ou sistêmicas. Um trauma constante, por exemplo, por coçar muito, favorece que eles caiam mais. A colocação de cílios postiços, dependendo de como forem manipulados, principalmente no momento de retirá-los, também pode prejudicar os fios, diz a especialista.

Problemas sistêmicos são doenças como a alopecia areata universal, que abrange couro cabeludo, sobrancelhas e cílios e alguns tratamentos com medicamentos, como a quimioterapia, que podem levar a queda total dos fios”, fala.

Cílios mais saudáveis

Ter uma boa qualidade de vida – o que envolve uma alimentação equilibrada e controle do estresse, influenciam na saúde dos cílios, assim como de todo organismo. Mas falando especificamente de vitaminas que agem para que eles permaneçam saudáveis, Valéria cita a queratina, a biotina, entre outras.

Essas e algumas outras vitaminas, colágeno e alguns antioxidantes são utilizados para pele, além de pelos e cabelos. Algumas dessas gamas podem ser repostas visando que seu organismo trabalhe na potência máxima, principalmente para quem já vive com uma alimentação e qualidade de vida adequadas”, explica.

Ela alerta, entretanto, que “a genética é preponderante. Se você tem cílios curtos, não é tomando vitaminas que ele vai ficar maior”.

Como cuidar dos cílios

O primeiro cuidado quando o assunto é cílios, realmente, é não coçar para preservar os fios. Além disso, evite o que possa ser agressivo, como abusar do curvex. O uso excessivo do acessório pode ser prejudicial, quebrando-os, principalmente para quem tem o hábito de usá-lo quente.Segundo a dermatologista, o alongamento de cílios, procedimento que está em alta atualmente, não é um problema quando feito adequadamente, respeitando os intervalos recomendados. “O abuso desses métodos é algo que preocupa pois pode saturar a área”, fala.E na hora de tirar a maquiagem, lembre-se de não esfregar muito a região, usar um produto demaquilante adequado e ter cuidado ao retirar os cílios postiços, se for o caso. Pronto! Agora você já sabe como manter seus cílios saudáveis e muito bem cuidados.