Como aliar maquiagem e cuidados com a pele no dia a dia.

Dermatologista dá dicas de como usar produtos de make como tratamento de pele

Aliar a maquiagem aos cuidados com a pele é essencial para otimizar nosso dia a dia. E, hoje, isso é possível graças aos ativos incorporados aos produtos que fazem parte da nossa rotina de beleza diária.

Segundo a dermatologista Flávia Ravelli, entre os benefícios das maquiagens multifuncionais estão a proteção solar, diminuição da oleosidade, hidratação, entre outros. 

“Existem diversos produtos de maquiagem no mercado que têm efeito de tratamento, desde controle da acne até ação clareadora”, afirma.  Tudo isso, diz ela, facilita a vida de “quem não tem tempo de usar uma série de produtos o tempo inteiro”.

Como usar produtos multifuncionais

Proteger a pele contra a ação de raios ultravioletas é fundamental. Por isso, a principal dica da especialista para aproveitar essa onda de multibenefícios diz respeito a otimizar essa etapa. O segredo? Usar base e pó com FPS, BB Cream, CC Cream ou protetor com cor. Além de camuflar manchinhas indesejáveis, uniformizando a pele, eles ainda dão aquele ar saudável. 

E lembre-se: reaplicá-los ao longo do dia é fundamental para garantir a proteção UV, ainda que a cobertura seja de longa duração. “Muitas pessoas só se expõem ao sol na hora do almoço, entre 12h e 13h. O ideal é fazer a reaplicação do filtro então antes de sair”, ressalta Flávia.  Segundo o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, a reaplicação do filtro solar deve acontecer a cada 2 ou 3 horas.

O CC Cream Nude Me FPS 25, de Una, é ótimo para esses momentos. Ele não só oferece uma cobertura uniforme com disfarce das imperfeições, como recupera a radiância, previne sinais de envelhecimento, protege contra agressores externos, como sol e poluição, e oferece hidratação por 24 horas. Quer mais? Ele também é ótimo aliado da maquiagem para a noite.

Na dúvida de como usar, a dermatologista lembra que a ordem da rotina de beleza facial começa com os produtos mais líquidos até aqueles com a textura mais espessa. “Seguindo essa lógica, primeiro vem a higienização do rosto. Na sequência, o hidratante. Por último, o protetor solar, que já pode ser com cor, a base ou o CC Cream com FPS. Depois é só seguir com a maquiagem habitual”, esclarece.

Esses novos hábitos, de acordo com a especialista, podem ser muito benéficos a pessoas com pele sensível, quadros de melasma e rosácea. “Essa estratégia impacta positivamente a qualidade de vida”, diz Flávia. “Consulte o dermatologista para saber quais ativos, presentes nas maquiagens, são mais adequados para seu tipo de pele. Há diversas substâncias que tratam e podem fazer parte da composição dos produtos de beleza.”

Os cuidados, porém, não param por aí. Já pensou também em proteger também seus lábios na hora de dar cor a eles? Então abra um espacinho no ritual de beleza para o Batom CC Hidratante FPS 25, de Una. Ele hidrata por até 24 horas, recupera a maciez dos lábios e também oferecer proteção solar. Além disso, ainda oferece alta cobertura e fixação.

Não se esqueça da limpeza da pele!

Mesmo que esses produtos sejam benéficos à derme, seus resíduos também precisam ser retirados no final do dia. “O ideal é chegar em casa e remover adequadamente os produtos com uma higiene reforçada. Só lavar com sabonete não é suficiente”, afirma ela.

“Águas micelares e outras soluções demaquilantes ajudam a remover a poluição, que acelera o processo de envelhecimento, além de pigmentar, causar manchas e piorar condições de peles sensíveis”, explica.

Quer uma dica? Inclua a Água Micelar Purificante, de Chronos, à sua rotina de cuidados. Ela protege as fibras de colágeno e elastina, ajudando a manter a pele firme, além de retirar até 98% de uma maquiagem leve em apenas uma passada. Para uma make mais forte e à prova d’água, o ideal é recorrer ao Demaquilante Bifásico, também de Chronos.

Sua pele agradece!

*A especialista consultada nesta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.

Os produtos acima estão disponíveis no meu espaço digital da Natura.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.